quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Irritação,sinal de insegurança?


Eu estou lendo o livro a Coragem de Confiar de Roberto Shinyashiki que ganhei no site da Revista nova, e entrei no capitulo que fala sobre irritação, onde o Roberto fala sobre certas pessoas que vivem chutando as paredes, esbravejam com tudo, põem defeito em tudo, revoltam-se contra tudo e qualquer coisa faz com que tenha uma explosão de nervos.Mas a parte interessante é que ele diz que esse tipo de reação,pode estar escondendo algum tipo de medo.Com isso a pessoa faz bastante barulho,faz pose,berra e ameaça,exatamente para evitar que os outros se aproximem dela e conheçam sua insegurança.Eu já vi casos onde a pessoa por medo de perder seu amor,tratam-no mal,como se não ligasse para a relação,e assim acabam por mandar embora a pessoa que amam.

A irritação é uma das causas de doenças que geralmente não se comenta. Mas ela está por toda parte,se esconde sob muitas formas,nos invade,domina.É sem dúvida uma epidemia!

Mas nem sempre a irritação é um sentimento negativo, pois ela serve também para sinalizar que algo não está indo bem e para preparar o organismo em situações de perigo. E a vida hoje parece ser feita de correrias,de urgências e por isso nem sempre é fácil manter a calma. O primeiro passo é interpretar os sinais do corpo e os próprios sentimentos. Identificar os motivos geradores de angustia também é importante. Se não for possível mudá-los de imediato, o melhor a fazer é traçar estratégias que contornem o mau humor e a irritação.

Momentos diários de lazer, prazer, relaxamento e atividades físicas, podem funcionar como pequenos respiros necessários para retomar a motivação perdida.

Já para Fernanda Young: “A irritação é gozada. Se você refletir, você vai ver que a irritação é importante. Porque senão você não muda o que está te fazendo mal, você fica letárgico diante do erro. Faça com que seja divertido viver o exercício da reclamação.”

E você vive irritada (o)? Será que sua irritação não é um medo camuflado?





Beijinhos...

9 comentários:

  1. Gostei da reflexão da Young, mas nada que uma boa motivação não atunue uma irritação! Afinal, nem é bom ficar guardando e descontando não é verdade? Obrigada pela divulgação do sorteio, Carol!

    ResponderExcluir
  2. OI, Carol
    Que belo post e verdadeiro!
    De fato, vejo a irritação como um incômodo da alma e uma sinalização de que algo não está bem, é preciso mudar de direção...
    A última foto é espetacular para ilustrar o que vc postou. Parabéns!
    Bjs e SERENIDADE pra vc, tá?

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol

    Estive assim há uns dois anos e pouco... gente,nem eu me aguentava. Fasezinha ruim aquela. Brigava até comigo mesmo. E olha, qdo se trata de uma descendente de espanhóis, essa intemperança não é nada bem vinda.
    Mas fui curado... ;o)
    O toque divino me alcançou e me exercitei com coisas masi saudáveis. Acho q meu medo era da vida. Gozado, mas é verdade. Justo eu, um cara tão despachado me encontrei apavorado com o novo (realmente novo) q a vida me oferecia.
    Visto isso, iniciei novos caminhos. E veja, só. Disposto sempre a mudar na medida da ação q a vida me oferece.
    Bom encontrar teu espaço e ler tuas idéias. Já finquei minha bandeira olímpica. Vou adorar ter vc entre minhas amigas tb. Blos q desenvolvo com paixão, como vc os teus...

    Bj no coração e vamos continuar a descobrir as novidades realmente importantes da vida... ;o)

    ResponderExcluir
  4. Oiii, acabei de criar meu blog (tá bem no comecinho), sou sua seguidora e se você puder me seguir tambem eu agradeço muiiitooo!!
    e, parabéns seu blog tá muito legal!!!
    bjs

    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela divulgação do sorteio do http://balaiodegatocorderosa.blogspot.com/, viu, linda. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ganhei um selinho que é uma graça, chamado Plantinha da Amizade. Se quiseres postar, ficarei muito feliz.
    Bjs
    Rosani

    ResponderExcluir
  7. oi flor.. vin te convidar pra fazer parte de uma boa causa
    "proteja os animais"
    entre no link abaixo, leia o 1o post e assine a petiçao

    http://um-mundo-meumundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oi tava passeando na net e encontrei seu blog,parabens,espero sua visitinha no meu blog.www.cantinhodarosyane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olhe, eu fiquei refletindo sobre o lado bom da irritação, tem vezes que fico irritada, sim, acho até bom, imagine se nada me incomodasse, se aceitasse tudo passivamente, acho bom espernear de vez em quando, quem reclama é porque quer melhorar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir